A banda Hierarchical Punishment já tem 27 anos de história no underground, e coleciona diversos lançamentos, que a maioria infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir, mas para começar, sem demagogia alguma, se forem parecidos com o que me deparei nesse álbum, essa é uma banda que com certeza não sairá do meu toca CDs.
O álbum "Psychotic Disorders" se inicia com uma sonoridade totalmente Death Metal Old School com a faixa "Don't Look Back", que já mostra em seus quatro minutos de duração o que o ouvinte pode esperar do trabalho. O início do disco me lembrou algo como Benediction, Incantation, Obituary mais antigo, Deicide (antigo também) entre outros nomes, então já dá para se ter noção do calibre do som desses caras. O bacana é que em algumas horas a banda faz um flerte muito bem feito entre o Death Metal da escola norte americana e também de alguns nomes suecos mais Old School, como o Dismember e o Hipocrisy (fase "Osculum Obscenum"), talvez esse seria o Death Metal legitimamente brasileiro? Com certeza!
O disco segue numa levada bem variada com a faixa "Escape the Faith" lembrando os melhores momentos dos norte americanos do Six Feet Under e Cannibal Corpse, com muito peso e guitarras com riffs muito interessantes, essa faixa me chamou muito atenção. O trabalho do baixo também é bem sacado e a "cozinha" da banda demonstra muita competência e um peso descomunal.
Ao chegar na terceira e quarta faixa percebe-se que a banda vai muito além dessas influências e possui uma identidade própria forte, mesmo usando e abusando dos pré-requisitos do estilo, com dobras bem sacadas de guitarra que não ficam encobertas pelos excelentes guturais de Arthur Mendes.
Seguindo a resenha, a faixa "The Darkness" traz muito do já citado Six Feet Under, e surpreende com seu peso cadenciado, com harmônicos de guitarra sensacionais, muito bem encaixados e que seguem de forma frenética na faixa "Human Nature", que nos traz aquelas lindas dobras ao melhor estilo do Cannibal Corpse.
O bacana da audição do album é a variedade nos temas, que apesar de sempre manter o caráter heterogêneo, vai revelando detalhes únicos, que mostram o esmero dos músicos na hora de forjar suas composições, e garanto que você nem vai perceber quando chegar até o oitavo som do disco, intitulado "Madness" que empolga pra valer e a essa altura aliás, se você realmente curtir o estilo, já estará cativado pelo trabalho.
Outro destaque no meio de tantas jóias é a faixa "Moment of Truth" com seus vocais urrados e solos bem sacados, que fará com que vc empunhe sua "air guitar", caso já não esteja se matando de bater cabeça.
O mais interessante do disco é a competência equivalente da cozinha e das guitarras, que impressiona seja no pesadíssimo som do baixo de Alexandre Martins, que está extremamente bem encaixado e "na cara", e nas linhas de bateria muito criativas e brutais de Luiz Carlos Louzada, detentor não apenas de "blast beats" furiosas, mas de uma musicalidade tremenda, encaixando grooves empolgantes e tocando pela música, sem amostras desnecessárias de virtuosismo.
O disco encerra com a longa faixa "Turning Point" que te deixa com aquela vontade de colocar o play para tocar novamente.
Para finalizar, gostaria de destacar algum músico em especial, mas mediante à performances tão boas e coesas, acabo por me sentir na obrigação de parabenizar cada um dos integrantes, pois todos se destacam de alguma maneira, e confesso que gostei muito do que ouvi, principalmente em relação às linhas de guitarra de Grell e Morto, que fizeram o dever de casa com maestria.
Um grande petardo do Death Metal nacional, encharcado com influências de bom gosto, com uma boa masterização, que deixou todos os instrumentos audíveis, e "Psychotic Disorder" é um disco que não cansa, garantindo uma boa dose de diversão a qualquer entusiasta do estilo. Parabéns novamente a todos envolvidos, e destaco também a longevidade da banda, pois sabemos o quão difícil é se manter na ativa por quase três décadas no underground fazendo esse tipo de som, que não é para "playboy balançar o rabo".
Ouçam sem moderação! Qualidade, originalidade e acima de tudo peso na dose certa. Longa vida ao Death Metal nacional. Recomendadíssimo!
link: https://hierarchicalpunishment.bandcamp.com/album/psychotic-disorders
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.